Sauim-de-Manaus

09/05/2018

Foto: Divulgação/ICMBio

Por: Lucas Raposo
Sauim-de-Manaus, ou sauim-de-coleira, é o único calitriquídeo na região de Manaus. Sua distribuição se estende a leste, chegando até a cidade de Itacoatiara, e a cerca de 40 quilômetros ao norte de Manaus. Devido a esta distribuição restrita e aos poucos dados disponíveis na literatura sobre sua biologia e ecologia, foi incluído nas listas nacionais e internacionais de espécies ameaçadas de extinção.

As informações disponíveis indicam que o sauim-de-coleira é insetívoro-frugívoro (se alimentando de insetos, frutos, néctar e exsudados de árvores), vive em grupos com cerca de 10 indivíduos em uma área de 12 a 21 ha e pare dois filhotes duas vezes ao ano.

A proteção de áreas verdes na região de Manaus e arredores; campanhas de educação ambiental realizadas junto à população local sobre sua importância como patrimônio da biodiversidade amazônica; melhor planejamento, manutenção e supervisão dos grandes projetos governamentais de desenvolvimento para a região; e mais estudos sobre sua biologia e ecologia são fatores primordiais para a preservação da subespécie.

O sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) pertence à Família Callitrichidae, que compreende os primatas neotropicais de tamanho pequeno (117mm a 336mm), com peso de 125g a 583g, fórmula dentária 2i, 1c, 3pm, 2m, unhas em forma de garra (exceto o polegar), com parição de um a dois filhotes (gêmeos falsos) uma ou duas vezes ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário