Mais de 30% dos fumantes conseguem largar vício após tratamento em Manaus

07/08/2012

A Secretaria Municipal de Saúde conta com 14 unidades do programa para cessação ao tabagismo espalhadas pela capital.

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde


Juçara Menezes portalamazonia

MANAUS – Parar de fumar não é uma tarefa fácil, mas há ajuda especializada para quem quer largar o cigarro. O programa para cessação ao tabagismo, em Manaus, obteve êxito em 32% dos casos  tratados, somente no ano passado. A estimativa de 2012 é de que, até dezembro, o índice chegue a 35%.
O tratamento, realizado de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está disponível em 14 unidades de saúde, espalhadas por Manaus. A enfermeira Cristiane Grace Mendonça, proferiu nesta terça-feira (07) uma palestra para os colaboradores do Amazon Sat sobre os malefícios do tabagismo.

“O fumante já é reconhecido como doente, com transtornos mentais. Isto acontece devido à síndrome de abstinência da nicotina (droga psicoativa capaz de induzir euforia, sensação de prazer e bem-estar). Mas os malefícios são inúmeros, desde envelhecimento da pele até vários tipos de câncer”, disse a enfermeira.
Segundo dados da pesquisa em Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde em 2011, o índice de fumantes permanece em queda em Manaus: saiu de 16,2% (em 2006), para 11,9% em 2011.
As mais de quatro mil substâncias tóxicas do cigarro – incluindo arsênico, monóxido de carbono e outros agentes cancerígenos – também afetam quem não fuma. Os chamados fumantes passivos (que aspiram os gases do cigarro, mesmo sem  fumar) correm o risco de ter câncer de pulmão.
Programa
Mesmo com tantos malefícios, deixar de fumar pode ser mais difícil que simplesmente não levar mais o cigarro à boca. De acordo com Cristiane Mendonça, a maioria dos ex-fumantes somente conseguiu parar após mais de uma tentativa.
“Temos o programa para quem deseja parar de fumar. O primeiro pré-requisito é a força de vontade. A pessoa procura um das 14 unidades. Há um cadastro, seguida de uma entrevista e de exames. Se necessário, pode ser utilizado adesivos de nicotina, gomas e pastilhas”, explicou a enfermeira.
Confira onde funcionam os Ambulatórios de Tratamento de Fumantes da rede municipal de Saúde:
Zona Norte – Policlínica José Antonio da Silva (Rua das Aroeiras, no 55, bairro Monte da Oliveiras); Unidade Básica de Saúde (UBS) Armando Mendes (Rua 5, s/n, Conjunto Manôa).
Zona Sul – Policlínica Castelo Branco (Rua do Comércio, s/n, Parque 10); Policlínica Antônio Reis (Rua São Luiz, s/n, São Lázaro).
Zona Leste – Policlínica Ivone Lima dos Santos (Rua 08, no Coroado III); Policlínica Comte Telles (Rua J, s/n, Etapa B do bairro São José III); Unidade de Saúde Ambulatorial Dr. Alfredo Campos (Rua André Araújo, s/n, Zumbi II).
Zona Oeste – Módulo de Saúde da Família Vila da Prata (Rua Ademar de Barros, s/n, Vila da Prata); Policlínica Franco de Sá (Rua V, nº 150, no bairro Nova Esperança I); Policlínica Djalma Batista (Rua 23 de Dezembro, s/n, Compensa II).
As pessoas que desejam participar do programa devem ligar para o Disque – Saúde 0800 280 8 280, para obter informações sobre a unidade de saúde que devem procurar a fim de receber o atendimento especializado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário