Manaus vive momento diferenciado para construção civil, diz Sinduscon

Setor estima crescimento de 8% no mercado, de 2012 a 2014, na capital amazonense


Foto: Chico Batata/Agecom


Portal Amazônia, com informações do Amazon Sat 


A construção civil em Manaus passa por um momento diferenciado em relação às outras metrópoles. A cidade, com suas características peculiares, atrai novas empresas para o mercado local aliadas a outras incorporadoras que já se consolidaram na capital amazonense. 

O superintendente do Sindicato da Indústria da construção Civil (Sinduscon), Cláudio Guenka,afirma que há uma expectativa de um crescimento em torno de 8% nos anos de 2012, 2013 e 2014, com lançamentos estudados e focados para um momento ideal e particular do público em geral. “Acreditamos que o mercado de Manaus possa evoluir com a grande procura de empreendimentos”, diz. 

As regiões da cidade mais procuradas para empreendimentos imobiliários são Avenida Torquarto Tapajós, a BR 174, AM 010, o bairro do Parque 10 e áreas do Tarumã e Ponta Negra. 

Para garantir a função social da cidade e da propriedade urbana, o Plano Diretor de Manaus, em vigor desde o dia 02 de novembro de 2002, estabelece diretrizes para futuras ações públicas e privadas. Atualmente, a Câmara Municipal de Manaus revisa a organização do crescimento da capital amazonense. “Com a análise, podemos levar um desenvolvimento maior as outras regiões da cidade”,comenta Guenka. 

O superintendente ressalta que há uma preocupação das empreendedoras em relação à segurança do trabalho em seus canteiros de obra. “Temos que tomar cuidado perante ao comportamento do trabalhador. O número de empreendimentos é grande na cidade, isso agrega vários funcionários e sem eles não há produtividade”, comenta Guenka. 

Com crescimento de investimentos e Manaus sendo umas das sub sedes da Copa do Mundo de 2014, houve uma grande euforia por parte de muitas empreendedoras. Mas há algumas ponderações levadas ao poder público municipal e estadual. “Em uma reflexão mais aprofundada sobre essa situação, temos uma preocupação sobre a mobilidade urbana e a infra- estrutura que é necessária”, aponta o superintendente. 

Guenka afirma que o mercado imobiliário de Manaus está se expandindo. Aponta investimentos no porte de loteamentos solidificados na área do Iranduba. “Com a consolidação da infra- estrutura local, obter a possibilidade de levar mais empreendimentos do tipo verticalizados”, diz. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário