Amazonas define plano de segurança para Festival Folclórico de Parintins


Esquema de segurança do evento servirá de laboratório para os eventos esportivos da Copa do Mundo de 2014, em Manaus.

Foto: Chico Batata/Agecom


Redação - Jornalismo portalamazonia

MANAUS – A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Amazonas conclui até a próxima semana o plano integrado que vai executar no Festival Folclórico de Parintins, de 25 de junho até 2 de julho. Pelo menos 15 órgãos públicos municipais, estaduais e federais atuarão em conjunto no evento, que servirá de laboratório para os eventos esportivos da Copa do Mundo de 2014, em Manaus

.Foto: Chico Batata/Agecom



O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, afirmou durante reunião das forças de segurança que vão operar em Parintins, que a SSP já estabeleceu o festival como um evento de alta complexidade por ser de repercussão nacional e internacional e ter todos os ingredientes de um acontecimento parecido com o de uma Copa do Mundo.

Foto: Chico Batata/Agecom




“O Governo do Estado está bem à frente quando se trata de preparação da segurança para a Copa. Além das operações simuladas que já realizamos em Manaus, temos pronto o planejamento até 2014, como o Festival de Parintins, que tem todos os elementos que precisamos para um bom exercício”, disse o coronel Vital, referindo às ações que podem ser realizadas simultaneamente em terra, na água e no ar.

Em reunião com todos os órgãos envolvidos com a segurança em Parintins, ocorrida nesta manhã no Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da SSP, os órgãos envolvidos no planejamento discutiram situações de risco e conflitos que podem ocorrer durante o festival, como prostituição infantil, tráfico de drogas, imprudências de embarcações, furtos, roubos e outras.

Para o coordenador da Comissão Temporária de Segurança para Grandes Eventos da SSP, coronel Dan Câmara, o grande diferencial do esquema de segurança de Parintins em 2012 serão os níveis de comando e controle, que seguirão os mesmos parâmetros adotados durante uma Copa do Mundo. “Nós temos três níveis de comando e controle. O estadual, que será o Ciops, o regional, no quartel da Polícia Militar em Parintins, e o local, dentro do Bumbódromo. Cada um age de acordo com a ocorrência”, disse.

Parintins, de acordo com o coordenador, possui o cenário ideal para colocar em prática o esquema de segurança por possuir basicamente a mesma estrutura que Manaus terá durante os jogos: porto, aeroporto, arena de evento, presença de chefes de Estado, autoridades e grande público. “Vamos testar novas estratégias, táticas e técnicas operacionais para o desenvolvimento do plano de ações de segurança para a copa, de acordo com o caderno de atribuições da Secretaria Nacional Extraordinária de Grandes Eventos”, afirmou Dan Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário