Programa Ciência Sem Fronteiras contempla estudante roraimense


Julie Gai conquistou uma vaga na Alemanha pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Foto: Arquivo pessoal




Emmily melo Jornalismo portalamazonia

MANAUS - A roraimense Julie Gai, de apenas 22 anos, foi contemplada pelo programa Ciência Sem Fronteiras em 2011.Tudo começou quando, ao concluir o ensino médio, a estudante mudou-se para Manaus para ingressar na faculdade de Engenharia Química, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Em 2011, a acadêmica viu a oportunidade de terminar a graduação na Alemanha, com as 32 vagas ofertadas pelo programa, divulgadas no site da UEA. Julie fez a inscrição, realizou todos os testes e recebeu aprovação.

Em março deste ano, a estudante seguiu viagem para a Universität Stuttgart, na Alemanha. Entusiasmada, Julie planeja continuar os estudos na Europa. “Vim para a Alemanha para fazer a minha pesquisa de TCC, devo voltar para o Brasil assim que a bolsa encerrar, como rege o regulamento do programa, mas caso eu consiga a aprovação no mestrado (o que pretendo) ficarei por aqui mesmo”, disse.

Na avaliação de Julie, muitos estudantes têm medo de se inscrever no programa, mas não sabem a oportunidade que a escolha representa para o futuro profissional. Conforme a estudante, apenas 10 acadêmicos se inscrevam na UEA para o programa no ano passado e, somente ela, e outra estudante, foram para a Alemanha.


Foto: Arquivo pessoal

“Grande parte das pessoas acha que é muito complicado, especialmente por causa do teste toefl – teste que mede o nível de proficiência em inglês -, mas não é impossível. Se você não tiver a nota mínima, você pode ser contemplado do mesmo jeito, só que além da bolsa, você ganha seis meses estudando inglês/alemão/idioma antes das aulas”, explicou a estudante.

Um comentário:

  1. Parabéns Julie! DEUS te abençoe e desejo que você consiga aprovação no mestrado.

    ResponderExcluir