Ator amazonense é destaque no Brasil

09/04/2012
O ator Arthur Monteiro tem se destacado entre participações na TV
Foto: Acervo pessoal


Wallace Abreu portalamazonia

MANAUS - Como todo bom capricorniano, trabalhador, responsável, prático e disposto a persistir o quanto for necessário para conquistar seu objetivo, o ator amazonense, Arthur Monteiro, tem despontado em sua carreira artística no Rio de Janeiro. O jovem de 27 anos, nascido e criado em Manaus, gosta muito de ver filmes, peças de teatro, estar com a família ou entre amigos, ficar conectado com a natureza e praticar esportes. Arthur entrou para o meio artístico como modelo, mas logo alçou novos vôos.

Em entrevista ao Portal Amazônia, o ator relembra os fatos mais marcantes de sua carreira.

“Em 2003 fui convidado pela Luppi Produções para fazer o teste para o Sítio do Pica Pau Amarelo da Rede Globo. Eu era apenas um modelo que tinha experiência com passarela e publicidade, mas consegui passar nos testes e entrei no projeto para fazer um índio no elenco de apoio”, comenta. Durante as gravações, Arthur se destacou e foi escalado por Cininha de Paula, diretora do programa, e Andréia Vaz, produtora, para fazer o personagem Boto, onde protagonizou uma cena típica do encanto do boto com a atriz Rita Guedes.

Após sua participação no Sítio, encantado com o universo da TV e a profissão de ator, Arthur resolveu investir na carreira e se preparar para o mercado de trabalho. “Comecei fazendo cursos de curta duração e em seguida fui fazer um curso profissionalizante de artes cênicas com ênfase em teledramaturgia. Durante o curso tive a oportunidade de fazer minha primeira peça teatral, Os três mosqueteiros com direção de Taniouska Souza. Daí começou a surgir os convites para outras peças teatrais e curtas metragens”, relembra o ator.

Foto: Guilherme Lima/Divulgação


Em Manaus Arthur trabalhou com grandes companhias teatrais e cineastas. Experimentou diferentes linguagens e formas de interpretação. Mais maduro e certo de suas escolhas, no seu aniversário em 29 de dezembro de 2008, Arthur recebeu o apoio de seus pais e mudou-se para o Rio de Janeiro. “Eu cheguei ao Rio no dia 08 de Janeiro de 2009, sem conhecer a cidade e ninguém aqui. Fui para ficar na casa da irmã de um amigo e quando cheguei lá ela disse que não poderia mais me receber. Por um instante fiquei sem chão. Então liguei pra ele, me pediu que esperasse e logo me retornou a ligação me dando um novo endereço. Iara Rocha. Hoje a considero como uma tia. Morei com ela durante seis meses”, relata o ator.

Arthur já atuou em dez peças teatrais, interpretando o personagem principal em algumas delas. Na telinha, participou do episódio A selvagem de Santarém da séria as Brasileiras, da novela Tititi e do quadro Cupido exibido no Fantástico, além de ter dado vida ao personagem principal da música do cantor Yan Lima em seu videoclipe. Nas telonas, atuou em três curtas e duas longas metragens, além de dois documentários, o mais recente, O Gringo, que conta a história do jogador Petckovic. Arthur interpreta um torcedor fanático que grava os depoimentos do jogador. Até o final deste ano o ator volta as telonas na produção Anhanga, com estreia prevista para acontecer em Los Angeles.

Nem tudo são flores. O ator conta que já entrou em muitos projetos de cinema, teatro e TV que não deram certo. “Cada projeto que passamos é uma vitória. Hoje são aproximadamente 50 mil atores sindicalizados, desempregados. O eixo RJ e SP é muito competitivo e é preciso estar preparado pra isso. Nesses quase dois anos e meio, venho buscando sempre estudar. Já fiz cursos de teatro, TV, cinema, dança e circo. E não faço mais por falta de dinheiro. Atuar é uma grande aventura. Uma aventura muito seria e que exige muita disciplina, mas que nos permite ir a universos mágicos e nos dá a possibilidade de nos conhecermos melhor. Às vezes, no processo de construção de um personagem ou de um trabalho, chego a pensar no ator como um antropólogo, devido a análise que temos que fazer diante tantas diferenças comportamentais do homem”, destaca Monteiro.

Ao ser questionado sobre qual seria a maior dificuldade já enfrentada pela escolha da profissão, Arthur foi claro e objetivo. “A maior dificuldade foi ficar afastado da minha família, amigos e cidade. E é por eles que e não vou desistir. Eu tenho dois anjos na minha vida que me dão a base para que eu possa ir á busca dos meus ideais. Meu pai, Arminio Adolfo, contador, e minha mãe, Maria Irene Monteiro, arquiteta. Me ensinaram a ter respeito pelo ser humano, pela natureza, a ser verdadeiro e honesto. E se eu estou aqui hoje, é porque eles acreditam em mim”, finalizou.

No próximo dia 5 de maio, Arthur Monteiro estreia em mais uma produção teatral no Rio de Janeiro. Desta vez o espetáculo é “Macunaíma” e o ator interpretará vários personagens na montagem. A produção do espetáculo é do premiado Grupo Navegando, com direção de Lúcia Coelho. A estreia será no Teatro do Jockey (RJ).

Foto: Guilherme Lima/Divulgação



Nenhum comentário:

Postar um comentário