Com crescimento, há bairros que nem o boa-vistense conhece

Os dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 284.258 pessoas estão residindo em Boa Vista. Nas informações de 2000m esse número era equivalente a 167.185, um aumento de 117.073 habitantes por metro quadrado, durante um período de 10 anos. Atualmente o município tem 56 bairros, dos quais alguns muitos boa-vistenses sequer sabem que eles existem.

Conforme o chefe da unidade estadual do IBGE, Vicente de Paulo Joaquim, dos 56 bairros da Capital, os menos conhecidos são: Marechal Rondon, que corresponde à área do Exército, na BR-174; o bairro Airton Rocha, que equivale ao setor do Anel Viário, na proximidade do Nova Cidade; Murilo Cidade, que é um desmembramento do bairro Cidade Satélite; e o Laura Moreira, situado na Zona Leste da cidade.

O bairro mais populoso é o Pintolândia, com 10.940 pessoas, seguido pelo Senador Hélio Campos, com 9.975, e Caranã com 9.801 habitantes, dos quais 38 domicílios durante as visitas do recenseadores estavam fechados. Já o menos populoso é o bairro é o Airton Rocha, com 56 habitantes.

“O alto índice de residências fechadas mostrado na pesquisa correlacionamos com a presença significativa de jovens que moram só, os quais vieram para Roraima em busca de um futuro promissor. Portanto, estão estudando ou trabalhando nos horários de visita”, relatou Vicente de Paulo.

Segundo ele, a população de Roraima em 2000 correspondia a 324.397 e, em 2010, esse número saltou para 451.227, um aumento de 126.830 habitantes por metro quadrado. Nesse contexto, o município mais populoso é Boa Vista, com 284.258, seguido de Rorainópolis, com 25.587 pessoas.

Segundo dados do IBGE, no Brasil houve um crescimento populacional significativo de 1,17%. Roraima ocupa o segundo lugar no ranking nacional de crescimento demográfico com 3,36%, sendo antecedido pelo Amapá com 3,44%. A região Norte também lidera a lista com um acréscimo de 2.09 %, enquanto a região sul fica em último lugar com 0.87% de crescimento.

PERFIL - Roraima não tem um fato que atrai pessoas para o Estado, como indústrias, mas as pessoas migram por necessidade, vendo que o Estado está em desenvolvimento. Antigamente havia o garimpo, o qual seduzia multidões de outros estados. “Lembrando que era uma atividade típica masculina. Hoje é diferente, as mulheres começaram a conquistar seu espaço na área urbana, enquanto os homens estão mais presentes no meio rural”, citou Vicente de Paulo.

Ainda de acordo com o Censo 2010 dos 451.227 habitantes de Roraima 229.343 são homens e 221.884 mulheres. Na capital a presença é marcante do sexo feminino com 143.450, contra 140.808 do sexo masculino.

Vicente de Paulo destacou que a população nos últimos dez anos vem adquirindo um novo perfil, o qual está relacionado a novos hábitos, dessa forma há uma participação ativa da população na vida social. São ações que antes não se tinha interesse, como por exemplo, a carreira profissional.

“A partir do momento que a população começa a participar mais da sociedade, ela começa a se inteirar de novas realidades e práticas. Isso influencia exclusivamente na queda da taxa de natalidade, fazendo assim uma remodelagem da mobilidade social. Isso que dizer que as taxas de crescimento que tínhamos nas décadas de 70, 80 e 90 se modificaram, devido ao perfil da população”, frisou.

Entre os fatores que influenciam no crescimento demográfico destacam-se a migração e o nascimento, que é denominado como crescimento vegetativo, o qual é fruto do cálculo de nascimento menos os óbitos.

Vicente de Paulo explicou que a migração refere-se ao deslocamento de pessoas em busca de melhores condições de vida e que, apesar de contínua, está se estabilizando devido aos programas do Governo Federal, que beneficiam a população de baixa renda como. Entre eles, se destacam o Bolsa Família e o Vale Alimentação.

“Antes a população não contava com esses benefícios, por isso migravam para outros lugares. Hoje a realidade é diferente. Esses programas ajudam as pessoas a se manterem em seus lugares de origem, estabilizando o deslocamento. Diante disso, a tendência daqui a 10 anos é que haja uma estabilização no crescimento demográfico”, esclareceu.

MIGRAÇÃO - A maioria dos migrantes presentes no Estado é oriunda do nordeste, enfatizando que há uma quantidade significativa vinda do Maranhão. “Em porcentagem esse número de imigrantes é de 51%”, destacou o chefe da unidade local do IBGE. 

O que pode ser observado nos dados estatísticos do IBGE é que Roraima é o Estado que ainda segura um crescimento populacional alto. A taxa de natalidade em Roraima ainda é alta, mesmo assim já pode ser visto uma queda ano após ano. “Isso faz com que as previsões de aumento ou diminuição não sejam exatas em 2020”, declarou Vicente de Paulo.

Ao longo dos últimos anos, a composição do fluxo migratório vem se transformando. Antes quem migrava eram pessoas de baixa qualificação, com nível relativamente baixo de instrução, pois são nessas classes que há um maior índice de vulnerabilidade, assim como de natalidade.

Mas hoje o segmento da população que mantém as taxas de migração altas no Estado é o de jovens, principalmente porque Roraima disponibiliza duas instituições de ensino superiores públicas e diversas faculdades particulares. “Os jovens vêm em busca de concursos públicos e de instituições superiores com baixa concorrência, dessa forma procuram algo melhor em Roraima”, frisou Vicente de Paulo.

Fonte: Folha de Boa Vista

5 comentários:

  1. Como é que é??? "um aumento de 117.073 habitantes por metro quadrado" Então Boa Vista tem 2 metros quadrados mais ou menos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ele escreveu errado boa vista é bem maior névoa pelo amor de deus cadê o bom censo, por favor corrija essa informação

      Excluir
  2. E bom ver que o estado de Roraima está crescendo economicamente e populacionalmente. meus parentes foram em busca de empregos para Roraima isso foi em 1995 quando o estado estava crescendo muito em população. hoje alguns já voltaram,mas o que ficaram tem bons empregos lá e estão bem financeiramente.o estado de Roraima é um estado muito bonito e tem uma boa qualidade de vida e boa vista é uma ótima cidade para se viver.

    ResponderExcluir
  3. É boa vista é uma cidade bem grande mesmo para sua população mas vem crescendo e se desenvolvendo a cada ano Espero que a população continue aumentando pra ver se diminui a pressão das grandes cidades brasileiras, boa sorte para esse meu estado querido que é Roraima.

    ResponderExcluir