Município do Cantá promove festa do abacaxi neste fim de semana aqui pgina


A comunidade do Cantá estará em festa no próximo final de semana para a comemoração da XVI Festa do Abacaxi. O evento está marcado para os dias 17 e 18 na comunidade da Serra Grande II.
A festa será aberta oficialmente na próxima sexta-feira (17), a partir das 18h com o pronunciamento do prefeito Josemar Ducarmo. O evento terá uma vasta programação com a realização de corrida ciclística, torneio de futsal feminino, torneio de futebol de campo, corrida de cavalos, além de
concurso do maior expositor, concurso do maior comedor de abacaxi e escolha da rainha da festa.
Haverá uma premiação simbólica para os vencedores das atividades esportivas e dos concursos. De acordo com o secretário de agricultura do Cantá, Daniel Moreira, o evento vai envolver mais de 50 produtores de abacaxi de várias regiões do município.
“Todo o abacaxi que vai ser exposto na festa será distribuído gratuitamente pelos produtores aos visitantes. Serão mais de 5 toneladas de abacaxi doadas a quem for ao evento”, destacou Daniel.
O Cantá acumula o topo de município com a maior área plantada de abacaxi do Estado. São cerca de 200 hectares da fruta espalhadas pelas diversas vilas do município.
A maior parte da produção abastece o mercado amazonense. Outra parte é vendida para o mercado interno, especificamente para Boa Vista.
Este ano a festa terá o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura. “O governo nos apoiou em toda a realização da festa. Isso vai proporcionar a realização de um evento com mais qualidade”, concluiu Daniel.
MELHORAMENTO - O Governo do Estado tem um projeto em andamento para melhoramento genético do abacaxi produzido no Cantá. Uma empresa especializada em estudos agropecuários está com uma pesquisa em andamento para criar uma muda de abacaxi resistente a pragas.  A técnica irá garantir uma maior produtividade e consequentemente aumentar o lucro dos produtores.

Câmara de Vereadores aprova projeto ‘Remédio em Casa’

Vereadores de Boa Vista aprovaram na manhã desta terça-feira projeto de lei de autoria do vereador Manoel Neves denominado “Remédio em Casa”, que recomenda a Prefeitura fazer a entrega em domicílio dos medicamentos usados por pacientes diabéticos, hipertensos, idosos e portadores de necessidades especiais.
“Entre as principais vantagens citamos a redução do custos para a Prefeitura que já tem os agentes de saúde que visitam as famílias e em Boa Vista muitas pessoas diabéticas em cadeira de rodas, idosos, pacientes que não têm como sair de suas casas e ir até o posto de
saúde pegar o medicamento”, disse o autor. 
“Visitando essas pessoas vi a necessidade de regulamentarmos essa entrega em domicílio dos medicamentos uma vez que não vai gerar qualquer despesa pois os medicamentos já são distribuídos gratuitamente nos postos”, complementou Manoel Neves.

Comércio de Boa Vista vai abrir em horário especial



Os centros comerciais da Capital funcionarão com horários especiais nos dias 24 e 31 de dezembro. Os empresários decidiram ficar com as lojas e supermercados abertos até as 22h ou mais, dependendo do movimento. 
A estratégia é para atrair os consumidores que deixam para comprar os presentes ou os itens para a ceia natalina na última hora. Os lojistas que possuem estabelecimentos na avenida Jaime Brasil, no Centro, informaram que nos dias 25, 26 e 31 de dezembro e também de 1º de janeiro não funcionarão. 
Já os comércios localizados na Ataíde Teive, no domingo dia, 26, abrirão as portas por causa do Feirão do Garimpeiro, que funciona somente aos domingos. Mas no dia 25 apenas algumas lojas funcionarão também. 
O consumidor precisa ficar atento porque nem todas as lojas ficarão abertas até próximo da meia-noite, algumas ficarão no período normal até as 20h. O gerente de uma loja de confecções no bairro Asa Branca, Severino Ferreira de Lima, ressaltou que o estabelecimento não estenderá o funcionamento e fechará às 20h do dia 24 de dezembro. 
Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Josiel Wanderley, o horário de funcionamento será conforme a quantidade de clientes que estiver na loja, por isso não significa dizer que todos os estabelecimentos deverão ficar aberto. 
“Se o comerciante quiser ficar até meia-noite ou uma hora da madrugada, é possível. Mas alguns preferem fechar mais cedo, vai depender do movimento”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário